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Resultados chaves precisam ser SMART?

A metodologia SMART se baseia em 5 critérios fundamentais para planejar metas que serão cumpridas, levando a empresa a alcançar os seus objetivos. Na verdade, SMART é um acrônimo de cada um desses critérios. São eles:

  • S (Specific) | Específica: As metas devem ser descritas com o máximo de precisão possível, evitando qualquer ambiguidade e facilitando o entendimento por parte das equipes.
  • M (Measurable) | Mensurável: Para que seja possível monitorar o quão perto (ou longe) estamos de alcançar a meta, é preciso que ela seja quantificável. Medir a sua meta ao longo tempo permite realizar ajustes no plano de ação antes que o prazo termine.
  • A (Attainable) | Atingível: É importante criar metas em base a valores históricos da empresa ou do mercado, evitando estabelecer metas impossíveis e que só servirão para desmotivar as equipes.
  • R (Realistic) | Realistas: As metas devem ser estipuladas considerando a capacidade das equipes e de investimento dentro do período estabelecido para o seu cumprimento.
  • T (Time-bound) | Temporal: Toda e qualquer meta deve ter um prazo para ser realizada.

Respeitando outras opiniões, na medida do possível utilize a metodologia SMART. Contudo, sabemos que no início da implementação do modelo nas empresas, deixamos alguns critérios ainda pendentes, pois precisamos ao longo do tempo corrigindo estes pontos conforme vamos aumentando o conhecimento da metodologia na empresa.