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mauricio_semfundo_preto
Maurício Corrêa - fev/23

Resultados chaves precisam ser SMART?

smart

A metodologia SMART se baseia em 5 critérios fundamentais para planejar metas que serão cumpridas, levando a empresa a alcançar os seus objetivos. Na verdade, SMART é um acrônimo de cada um desses critérios. São eles:

  • S (Specific) | Específica: As metas devem ser descritas com o máximo de precisão possível, evitando qualquer ambiguidade e facilitando o entendimento por parte das equipes.
  • M (Measurable) | Mensurável: Para que seja possível monitorar o quão perto (ou longe) estamos de alcançar a meta, é preciso que ela seja quantificável. Medir a sua meta ao longo tempo permite realizar ajustes no plano de ação antes que o prazo termine.
  • A (Attainable) | Atingível: É importante criar metas em base a valores históricos da empresa ou do mercado, evitando estabelecer metas impossíveis e que só servirão para desmotivar as equipes.
  • R (Realistic) | Realistas: As metas devem ser estipuladas considerando a capacidade das equipes e de investimento dentro do período estabelecido para o seu cumprimento.
  • T (Time-bound) | Temporal: Toda e qualquer meta deve ter um prazo para ser realizada.

Respeitando outras opiniões, na medida do possível utilize a metodologia SMART. Ela é fundamental para o completo entendimento do objetivo e seus respectivos resultados-chaves.

Contudo, durante o processo inicial de implementação, podemos falhar em alguns destes critérios, mas que ao longo da execução estas falhas ficarão claras e os próximos trimestres serão diferentes!!!

Utilize as reviews e retrospectivas para aprender o que deu certo, o deu errado, quais foram os principais conflitos e problemas! Planeje o próximo período com base no que foi o anterior!

mauricio_semfundo_preto

Maurício Corrêa. Formado em Administração de Empresas (UFSC) e Direito (FURB). Especialização em Tecnologia da Informação (FGV). Professor de Pós-Graduação em Gestão de Desenvolvimento e Produto Ágil (CESUSC). Coautor dos livros: “Business Agility” e “Kanban na Prática”, editora Jornada Colaborativa. Atua no mercado comercial há 20 anos, possui vasta experiência em Implantação e Gestão Ágil com foco em Resultados, possui habilidades em formação de equipes de alta performance, lideranças sistêmicas e Gestão Estratégica Ágil. Certificado em Lean Kanban pela Aspercom, em Liderança Lean pela Lean Instituto Brasil, Liderança Sistêmica e Gestão de times pela ZoftwareZen, Management 3.0 pela K21, OKR Certified Professional pela Certiprof, OKR Certified International pela OKR Institute Brazil. Atuou formando equipes de alto desempenho em desenvolvimento, marketing e vendas, bem como em gestão estratégica ágil, em diversas organizações.